segunda-feira, 16 de agosto de 2010

QUINUA

Foto: reprodução


A quinua é uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de gordurinhas. Ainda tem vitaminas, sais minerais e gordura boa. Mas é a proteína de alto valor biológico que faz desse grão um alimento especial. “A quinua tem uma combinação de aminoácidos (componentes da proteína) semelhante à do arroz e feijão juntos”, atesta Jaime Farfan, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Universidade de Campinas (Unicamp). Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção – quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal. Por isso, você pode recorrer a ele para recuperar e manter os músculos – importante para acelerar o metabolismo e, com isso, queimar mais calorias. A vantagem é ser livre da gordura saturada das carnes, que, em excesso, prejudica o coração. Ao contrário: tem ômega 3, gordura que limpa as artérias.

Ok, a quinua não tem a mesma quantidade de ferro que a carne. Porém, ganha de qualquer outro cereal também nesse quesito. Em cada 100 gramas, são 10,9 miligramas do mineral, que combate a anemia e garante pique. “Essa é uma ótima notícia para quem come pouca (ou nenhuma) carne vermelha”, afirma a nutricionista Heloísa Guarita, da Clínica RGNutri, em São Paulo. O mix de fibras e vitaminas (C, E e especialmente as do complexo B) completa a valiosa ficha nutricional da quinua, considerado pela Food and Agriculture Organization (FAO) o melhor e mais completo alimento de origem vegetal.

Importada da Bolívia, a embalagem com meio quilo custa entre 11 e 14 reais. O preço é salgado? Se você comparar com o de uma caipirinha de saquê, comum na happy hour, não é tanto assim. Lembre-se de que o cereal é fonte de proteína, nutriente mais caro que os outros. Além disso, chega a triplicar de tamanho depois de cozido – ou seja, um pacotinho dá para várias receitas.

Propriedades da Quinua
Fonte de aminoácidos. Possui todos os aminoácidos necessários ao nosso organismo, inclusive aqueles que o organismo não fabrica naturalmente.
Fonte de proteínas de alta qualidade.
Contém vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C e E.
Possui minerais como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, zinco e manganês.
Alto valor energético, pouca gordura e grande quantidade de fibras.
Rica em ômega 3 e 6.
Possui fitoestrógenos, substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa

BOLO DE CHOCOLATE E QUINUA

Ingredientes

• 2 gemas
• 2 col. (sopa) de margarina light
• 1 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
• 1 xíc. (chá) de farinha de trigo
• 6 col. (sopa) de quinua em flocos
• 5 col. (sopa) de cacau em pó
• 3 col. (sopa) de adoçante culinário
• 3 ¼ copos (650 ml) de leite de soja light
• 2 claras em neve
• 1 col. (sopa) de fermento em pó
• 3 col. (sopa) de mel

Modo de fazer

Bata as gemas e a margarina na batedeira até obter um creme esbranquiçado. Aos poucos, acrescente alternadamente as farinhas, a quinua, 4 colheres de sopa do cacau, o adoçante, e 3 copos do leite de soja. Bata até que a massa fique homogênea. Retire da batedeira e adicione delicadamente as claras em neve e o fermento. Coloque a massa em uma assadeira untada e leve ao forno médio preaquecido por cerca de 40 minutos. Numa panela, coloque o restante do leite e do cacau com o mel. Cozinhe em fogo baixo até engrossar, mexendo sempre. Quando o bolo estiver assado, desenforme e jogue a calda por cima.
fonte: boa forma

Rende: 10 fatias
Calorias por fatia: 217

Bom meninas eu adorooo..vale a pena experimentar.



Bju cheio de PAZ
LUA

2 comentários:

  1. Barbarella eu sempre comi quinua, preciso ir comprar que já acabou, prefiro em flocos pq em grãos é muito duro, eu não como carnes então preciso buscar proteína nos ovos, leite, cereais(soja, quinua amaranto, etc).Ah já ouviu falar do Amaranto, é ótimo tbm.

    ResponderExcluir
  2. Oi gaby aq é a Lua..
    Eu tbm não como carne então tenho q substituir bem pq preciso da proteina para ganhar massa...rs...então qdo estou treinando tbm tomo whey protein alem do restante...
    eu ainda nao experimentei amaranto...mas vou procurar jah...kkk
    Muito obrigada pelo comentario..espero q goste de todas as dicas...
    bju bju

    ResponderExcluir