terça-feira, 29 de março de 2011

Como manter a forma no inverno !!!

                      
                                      foto: reprodução

     No inverno, é comum as pessoas ganharem peso. O corpo tem uma demanda extra de produção calórica e isso causa aumento do apetite. Por outro lado, a distância da praia reduz as exigências com o corpo, trazendo quilos a mais e um sofrido regime antes do verão seguinte. Numa época onde a maioria dos medicamentos para perda de peso está sob suspeita de de fazer mal à saúde, veja como manter a forma.

1- Atividades aeróbicas
Aumente a prática de atividades aeróbicas: elas aumentam o metabolismo, o que resulta em maior produção de calor. Isso reduz o estímulo no hipotálamo para produção de calor e diminui o desejo por comidas calóricas, que costuma ocorrer nessa época. Além disso, exercício físico sempre ajuda a manter a forma.

2- Ande muito
No inverno, procure caminhar mais na rua ao fazer seus deslocamentos. Em geral, a temperatura é mais amena e andar ajuda a manter o corpo aquecido. Caminhar melhora o estado de humor, que costuma ficar um pouco depressivo nessa época do ano, o que leva muitas pessoas, em especial as mulheres, a abusar mais das comidas gostosas. Andar é uma maneira simples, barata e inteligente de minimizar esse problema.

3- Mel
Coma uma colher de café de mel, meia hora antes das refeições. No inverno, há uma maior demanda natural do organismo por alimentos calóricos. Essa demanda é inversamente proporcional ao nível de glicose no sangue. Ao ingerir uma pequena quantidade de mel, a pessoa aumenta o nível sanguíneo da glicose, no momento da refeição. Isso ajuda a reduzir o volume de comida e calorias que ingerimos.

4- Mastigue muito
Mastigar muito, além de melhorar a eficiência do processo digestivo e reduzir a quantidade de gases, ajuda estimular a saciedade. Mastigando muito (contando 30 a 50 vezes em cada colherada), podemos conseguir controlar melhor o desejo de doces e alimentos calóricos.

5- Sopa de legumes
Substitua o jantar por uma sopa de legumes: o prato, se preparado da forma adequada (com mais de cinco ingredientes, incluindo raízes, folhas, frutos, sementes e um pequeno pedaço de carne), é um alimento completo e ajuda a aquecer o corpo à noite. Com isso, reduz a demanda de calor nessa hora, que é mais intensa. A demanda de calor noturno pode fazer as pessoas exagerarem nesse horário ou assaltarem a geladeira. O ideal é comer apenas um prato de sopa.

6- Bebida rica em xantinas (cafeína)
Se você não tem sensibilidade excessiva à cafeína, vale a pena tomar uma bebida tônica no final da refeição, como mate, chá preto ou café. Vários estudos mostraram que as bebidas tônicas ativam o metabolismo e podem ajudar no emagrecimento. No inverno, essa ativação ainda aumenta a produção endógena de calor, o que reduz a demanda natural por carboidratos.

7- Use suplementos que ajudam a emagrecer
Existem alguns extratos de planta e alimentos funcionais que ajudam na perda de peso. Seu efeito, apesar de discreto, existe, e tem a vantagem de não causar dano à saúde ou efeitos colaterais. Usar um suplemento com extrato vegetal ajuda a controlar o apetite e a tendência a engordar no inverno. O problema é que eles ainda não foram aprovados pela Anvisa e não são comercializados aqui, mas todos estão disponíveis nos Estados Unidos. O primeiro grupo são os extratos de cactos que reduzem o apetite, como a Caraluma fimbriata e a Hoodia Gordoni. Possuem glicosídeos que inibem o apetite no hipotálamo. Existem ainda os lipolíticos, que aumentam a quebra de gorduras, como o CLA (ácido linoleico conjugado) e o extrato de Irvingia gabonensis. 

8- Força de vontade
Nenhuma dica para reduzir ou manter o peso funciona se você é uma pessoa impulsiva e come o que vê pela frente, para depois pensar como vai lidar com o excesso de calorias. Nada substitui uma alimentação saudável. Sempre existem alimentos saborosos que são saudáveis e de baixa caloria. Desenvolver o domínio sobre o impulso para comer é fundamental se a pessoa deseja manter ou perder peso. Elimine do seu dia a dia alimentos altamente calóricos, como doces, frituras, carnes gordas e bolos. Se você cortar completamente esses alimentos, vai acabar deixando de desejá-los, com o passar do tempo.
fonte:http://www.extraexplica.com.br/vida/como-manter-a-forma-no-inverno/

Bju cheio de PAZ
Lua

6 comentários:

  1. Barbara , achei essa dica sobre manter em forma no inverno bem interessante, meu blog é dedicado a dar dicas sobre esses e outros assuntos, vou postar esse texto com sua fonte no meu blog, mas se tiver incomodando vc é só me dizer que retiro do blog, ta muito bom adoro vir aqui apreciar seus posts bjs

    ResponderExcluir
  2. Achei a dica um maximo Barbara.
    Pena agente as vezes escorregar...rsrs.
    Bem que eu estou tentando.
    Beijos
    www.casapraquetequero.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Comecei a correr essa semana!!! Adorei a dica do mel, essa eu nao conhecia, vou aderir!!!
    Super beijos, Ma
    http://closetmp.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa novidade!!!
    vou aderir
    xx

    www.ilovenystyle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gente quem fez o post foi mminha amiga linda Lua, super Personal Trainer que tem um corpo que vocês não acreditariam ao ver rs
    Ela é responsavel pelos posts de saúde e estética, tenho certeza que ela vai amar quando ver tantos coments positivos
    beijo Barbara

    ResponderExcluir
  6. Ai que dificil, começa a esfriar e começa a dar mais fominha...rs...é um chocolate quente pra esquentar, um café cremoso, todo cuidado é pouco com esse friozinho.
    Silvia
    www.atelierdafilo.blogspot.com

    ResponderExcluir