sábado, 30 de outubro de 2010

8 razões para malhar

                                                                     foto: Lua



1. Traz bem-estar
Uma pesquisa do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal do Espírito Santo comprovou que fazer musculação ajuda a melhorar o humor. Foram avaliados 25 acadêmicos sendentários, que responderam a um questionário após treinar por 45 minutos. “No geral, eles reportaram melhora de humor”, diz Luciana Carletti, coordenadora do trabalho. Uma hipótese seria a liberação de endorfina, hormônio que gera sensação de bem-estar. Outro estudo, da University of Texas Southwestern Medical Center, constatou que fazer exercícios aeróbicos em alta intensidade por 30 minutos, três a cinco vezes por semana, reduz os sintomas da depressão – a melhora foi percebida em quase 50% dos participantes da pesquisa.

2. Melhora o sono
Muitos estudos revelam que quem se exercita dorme melhor. Em um deles, o pesquisador australiano John Trinder, da Universidade da Tasmânia, comparou o sono de corredores de longa distância, praticantes de musculação e sedentários. Os primeiros caíam no sono mais rápido e dormiam por mais tempo. Quem praticou musculação dormiu melhor que os sedentários, mas ficou atrás dos corredores. Porém, atenção: correr logo antes de dormir pode ter efeito contrário.

3. Fortalece os ossos

Um estilo de vida ativo, com prática constante de exercícios, faz bem para o esqueleto, dizem cientistas da Universidade de Erlagen, na Alemanha. O treino aumenta a densidade dos ossos e retarda a perda óssea, protegendo contra a osteoporose.

4. Aumenta a longevidade

Quem faz atividades físicas regularmente – mesmo em intensidade moderada – vive mais e melhor, segundo o American College of Sports Medicine, associação que reúne profissionais da medicina do esporte. O exercício limita o desenvolvimento de doenças crônicas típicas da terceira idade, como diabetes, e reduz o risco de morte prematura.

5. Apimenta o sexo

Praticar exercícios aeróbicos de alta intensidade tem efeito afrodisíaco. Vinte minutos na esteira ou na bicicleta ergométrica são suficientes para aumentar a libido das mulheres, aponta um trabalho conduzido pela psicóloga Cindy Meston, da Universidade do Texas. “O exercício prepara o corpo para a resposta sexual”, diz ela.

6. Aprimora a memória

Atividades aeróbicas ou de força dão um up-grade também em seu cérebro. “Fazer exercícios estimula a formação de novas células cerebrais, os neurônios, e, ao mesmo tempo, fortalece a ligação – ou sinapses – entre elas”, afirma Cleiton Augusto Lidardi, pesquisador do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). As áreas do cérebro estimuladas pelos exercícios estão associadas à memória, ao aprendizado e à concentração.

7. Ajuda a largar o cigarro

Estudo da Universidade de Exerter, da Inglaterra, mostrou que quem malha presta menos atenção à propaganda de cigarros – e, por isso, está mais propenso a largar o vício. Os pesquisadores mostraram imagens neutras e de anúncios de cigarro a um grupo de fumantes antes do treino e depois. Um aparelho que rastreia e mede o movimento ocular revelou que, após malhar, as pessoas demoram mais para identificar a propaganda de cigarro e se fixam por menos tempo nela.

8. Previne o câncer de mama

Há evidências de que a prática de exercícios reduz o risco de câncer de mama. Segundo estudo da organização americana Women’s Health Initiative, mulheres que se exercitavam tinham 14% menos risco de desenvolver a doença. Foram acompanhadas 74 mil mulheres com idade entre 50 e 75 anos durante cinco anos. O trabalho não determinou o tipo de exercício ou a frequência que faziam a diferença.
fonte:http://revistacriativa.globo.com/Revista/Criativa/0,,EMI175073-17104,00-RAZOES+PARA+MALHAR.html


Bora minha gente !!!
nada de ficar parado, ou sentado no sofá assistindo faustão.


Bju na alma
Lua

2 comentários:

  1. Muito bom, adorei e esse post é muita utilidade publica, TODAS PRECISAMOS leeeeeeer!!

    http://blogdavitoriaportes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. E deixa um corpo lindo né, hehe.Preciso malhar p/ ganhar massa, hihihi, sou magrela, ando bastante, mas sou magrinha e a academia ajudaria a ficar mais definida.Bjs

    ResponderExcluir